Tabela práticas

Consulte as tabelas práticas mais utilizadas no dia-a-dia da sua empresa, nas áreas tributárias e trabalhistas.

Valores oficiais atualizados de acordo com as normas vigentes (Portaria Interministerial MPS/MF nº 13/2026 e tabela da Receita Federal).

IRRF (Tabela Mensal do Imposto de Renda)

Base de Cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a Deduzir do IR (R$)
Até 2.428,80 Isento 0,00
De 2.428,81 até 2.826,65 7,5% 182,16
De 2.826,66 até 3.751,05 15,0% 394,16
De 3.751,06 até 4.664,68 22,5% 675,49
Acima de 4.664,68 27,5% 908,73

Nota: Existe regra de desconto/redução adicional que garante isenção prática total do IRRF para rendimentos tributáveis de até R$ 5.000,00.

INSS (Empregado, Doméstico e Trabalhador Avulso)

As alíquotas do INSS são progressivas (aplicadas sobre cada faixa salarial):

Salário de Contribuição (R$) Alíquota INSS
Até 1.621,00 7,5%
De 1.621,01 até 2.902,84 9,0%
De 2.902,85 até 4.354,27 12,0%
De 4.354,28 até 8.475,55 (Teto) 14,0%

Salário-Família

Remuneração Mensal Valor da Cota por Dependente
Até R$ 1.980,38 R$ 67,54
Acima de R$ 1.980,38 Sem direito à cota

Seguro-Desemprego

Faixas de Salário Médio Valor da Parcela
Até R$ 2.222,17 Multiplica-se o salário médio por 0,8 (80%)
De R$ 2.222,18 até R$ 3.703,99 O que exceder R$ 2.222,17 multiplica-se por 0,5 (50%) e soma-se a R$ 1.777,74
Acima de R$ 3.703,99 R$ 2.518,65 (Valor fixo)

Obs.: O valor de cada parcela não pode ser inferior ao salário mínimo vigência (R$ 1.621,00).